Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Vivemos num tempo em que mesmo as acções de carácter mais espontâneo e humanitário são passíveis de ser politizadas. A recente manifestação de Barcelona, pela paz, contra o terrorismo, é exemplo disso mesmo, com os movimentos independentistas e republicanos a aproveitarem a visibilidade e a reclamarem-se protagonistas, de tanta audiência, ou mais, quanto as nobres causas da acção.
Um aproveitamento egoísta, pois não reconhece um único dia em que outros valores e causas comuns possam brilhar isoladamente. Um aproveitamento que é, simultaneamente, desrespeitoso para com as vítimas e os cidadãos e instituições que descomprometidamente estavam presentes. Pergunto-me onde ficou a tolerância em tal espectáculo, que mais não deveria ser do que uma verdadeira manifestação de união e de paz.
Não é, porém, a sociedade ou a política espanhola que me chama à escrita e muito menos pretendo igualmente politizar o assunto. No entanto, não pude deixar de notar como uma certa parte da imprensa portuguesa enfatizou e ajudou a reduzir a manifestação de Barcelona ao independentismo e à contestação ao Rei.
Somente através de noticiários estrangeiros tive conhecimento dos insultos, ameaças e violências de que foram alvo os manifestantes que transportavam bandeiras de Espanha, ou de como um grupo da associação de Barcelona Espanya i Catalans teve que sair escoltado pela polícia, ante a fúria dos radicais contra uma simples tarja branca onde se lia, a letras escuras: España contra el terrorismo. ¡Gracias Majestad!.
Podem ser questões menores numa causa como esta, aceito que mo digam. Todavia, não deixam de revelar bem a posição e as tendências de encobrimento de uma certa imprensa portuguesa, e o quão difícil será o nosso trabalho pela Monarquia e por este País. Não, não existiu só contestação ao Rei; e sim, certo tipo de violência continua a ser demasiadamente bem tolerado, ao ponto de não ser mostrado. Parece que, para determinados assuntos, o melhor ainda é procurar as notícias lá fora. E onde vimos nós já isto?
Sobre os factos, leia-se: Sin Complejos - Comunicado Oficial de Espanya i Catalans ante las agresiones recibidas.
(http://www.espanyaicatalans.org/2017/08/sin-complejos-comunicado-oficial-de.html).
Jorge António Araújo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.